Diversos são os sistemas de armazenagem disponíveis no mercado, cada um com níveis diferentes de automação, com níveis diferentes de ocupação de espaço, com níveis diferentes de acesso ao material armazenado e com níveis diferentes a aderência de políticas de estoque: FIFO, LIFO ou FEFO.

As siglas FIFO, LIFO e FEFO são termos utilizados na área de Logística ou supply chain, e é a abreviação das palavras em inglês first in, first out (FIFO), last-in, first-out (LIFO) e first expire, first out (FEFO) que determina o tipo de controle/política movimentação de estoque utilizado no Centro de Distribuição, Armazém ou Almoxarifado.

Em caso de utilização de sistema vertical de armazenamento, seja ele porta palete convencional, drive-in, porta palete dinâmico, drive-thru, dentre tantos outros existentes e utilizados isoladamente em ou em conjunto, automatizados, autônomos ou convencionais estes devem ser observados no desenvolvimentos e/ou utilização de paletes de madeira.

O sistema de armazenamento vertical tem forte influência na definição do projeto do palete, pois cada porta paletes possui capacidade de carga pré-definida pelo fabricante, assim a capacidade de carga dinâmica do paletes deve ser equalizada a capacidade de carga da posição porta paletes e aos produtos a serem paletizados/unitizados.

Em porta paletes convencionais, geralmente a capacidade de carga de cada posição de estoque é de 1000 a 1500kgs, a distância interna entre as vigas de 900mm e externa de 1000mm. Normalmente são planejadas para o uso em palete padrão brasileiro. São medidas aproximadas, variando de fabricante para fabricante, mas que ilustram o comportamento do mercado.

Quanto a alocação direta do paletes em sistema porta paletes é importante ressaltar que a viga horizontal de sustentação da estrutura sempre deve estar disposta sob o bloco/toco de madeira do palete, que é o elemento que recebe e transmite as forças recebidas.

Caso a alocação do palete no porta paletes não se dê desta forma ocorrem deformações na tábua inferior do palete, o que diminui drasticamente sua capacidade de carga, sua vida útil e pode ocasionar em acidente de queda dos produtos empilhados.